Esse termo está tão em alta entre os praticantes de yoga, meditação e terapias holísticas, que decidi falar um pouco sobre isso. A palavra da língua inglesa mindfulness é um termo difícil de traduzir ao pé da letra, mas significa um estado cheio de atenção e consciência, e foi traduzido para a língua portuguesa como Atenção Plena.
O que é Atenção Plena?
É a prática de prestar atenção nos pensamentos, sensações corporais, sentimentos, e ao ambiente, sem lançar julgamentos, sem querer transformá-los em algo além do que realmente são.
Como a Atenção Plena melhora sua qualidade de vida?
No primeiro momento, a prática da atenção plena reduz estados de ansiedade, e geram mais contentamento. A longo prazo, temos uma melhora no foco, concentração, humor, desenvolve mais clareza, alerta e estabilidade mental. Emocionalmente também notamos benefícios como equanimidade, contentamento, estabilidade emocional, aceitação e redução de comportamento compulsivo.
Como praticar a Atenção Plena?
Existem várias maneiras de provocar estados de atenção plena. “Escanear” o corpo e a mente ao longo do dia é uma delas. Meditar é outra. Mas estudos mostram que é preciso constância para obter os benefícios da prática. Invista de 10 a 15 minutos diários (siga as dicas a seguir).
6 dicas para praticar Mindfulness - Atenção Plena:
1 - Mantenha sua mente no momento presente
Sempre guie sua atenção para o momento presente.
2 - Foque sua atenção em sua respiração
Use pranayamas (exercícios de respiração) para focar sua atenção em seu corpo e manter-se totalmente presente no seu corpo. Veja o quanto prestar atenção na respiração é relaxante para o corpo e mente!
3 - Conheça os movimentos da sua mente
Observe sua mente através da meditação, perceba quais os movimentos do pensamentos, quando está se preocupando, quando está vagando, quando está identificado no passado ou projetando no futuro... então foque em sua respiração. Volte a atenção ao momento presente.
4 - Lembre-se de estar presente e apreciar o presente
Os benefícios da atenção plena vem de dois fatores: estar consciente e apreciar o momento presente.
5 - Aprecie os momentos felizes
Aprecie as pequenas felicidades diárias, como um pássaro cantando na sua janela, encontrar uma flor, ganhar um café... Agradeça, aprecie e seja feliz nas pequenas coisas da vida.
6 - Aprecie as pessoas
Aprenda a receber e devolver o cuidado das pessoas. Observe as pequenas demonstrações de carinho e cuidado dos seus amigos, familiares e em suas relações em geral. Agradeça, receba, e retribua.
Texto de Bárbara Heliodora
Instrutora de Shivam Yoga (adultos e crianças) & Meditação, Angelóloga, Taróloga e Canal Angelical, Terapeuta Reikiana e Floral