18.2.22

O benefício da dúvida - o verdadeiro não julgar

 


Quantas vezes você recebeu uma palavra dura de reeprensão quando você estava passando por uma tormenta interior? E quantas vezes você foi rejeitado, bloqueado ou malimterpretado por estar num "dia ruim"? 

Infelizmente isso é mais comum do que imaginamos, e depois ficamos devastados sem entender o que houve. E o pior é que ficamos achando que nós deveríamos ter feito algo melhor, que não somos bons o suficiente, ou que não somos amáveis. 

Todos os dias atendo clientes desesperados porque tiveram perdas grandes, muitas vezes notícia de doença grave, separação, morte e perda de trabalho. Tudo isso é muito grande, e machuca. Não somos máquinas. Precisamos de um tempo para aceitar o soco que a vida deu, respirar, chorar, e se recompor. E precisamos de um ambiente seguro para isso, com pessoas acolhedoras e de confiança, para nos ajudar a se recuperar.

Você não está quebrado, e nem tem nada de errado com você porque você. Você é humano e está vivo: todos nós temos qualidades e defeitos, temos medos, somos falhos, somos humanos! Temos dias incríveis, e dias ruins... não porque não somos bons, mas porque a vida acontece, e coisas ruins acontecem todos os dias... e precisamos ser mais compassivos e dar o benefício da dúvida quando alguém erra... não sabemos a cruz que essa pessoa carrega no momento!

Quando eu morava no Rio, há 14 anos, eu dava aulas de Inglês numa escola de idiomas. Na época eu também fazia faculdade à noite, e ensaiava e fazia audições de dança, pois queria ser bailarina. Eu estava exausta de tantas tarefas todos os dias. 

Um dia eu fiquei ensaiando até de madrugada, e no dia seguinte eu tinha que aplicar uma prova na escola de Inglês. Eu não escutei o despertador tocar, e acordei com a secretária da escola me ligando e perguntando onde eu estava. Eu me expliquei e disse que não conseguiria chegar à tempo, mas que estava indo para a escola.

Quando cheguei lá fui direto conversar com a diretora. Eu estava com medo, cabisbaixa, triste mas conformada que seria demitida. Expliquei à diretora o que tinha acontecido, pedi desculpas, e mostrei o quanto estava triste com o ocorrido. Eu esperava que ela fosse me criticar, repreender, até mesmo me demitir. Mas ela sorriu, com jeito de quem tinha se compadecido da minha dor, e me disse "tudo bem, essas coisas acontecem". 

Ela provavelmente nem sabe disso, mas essa atitude dela mudou minha vida. Eu vi o que era ser acolhida em um momento de dificuldade. Isso me fez mais humana com a dor do outro. Não sabemos o que o outro está passando. Julgar, criticar, excluir, bloquear, abandonar porque alguém cometeu um erro ou falou algo sem pensar é um erro. 

O verdadeiro sentido da frase "Não julgueis para que não sejais julgado" é esse: somos humanos, todos erramos, todos temos dias ruins, e merecemos o benefício da dúvida. Antes de julgar, ouça o que o outro tem a dizer, dê a ele a chance de se explicar! 

Um dia você também vai errar e estará num dia ruim, e vai querer ter uma pessoa justa e compassiva do outro lado. Lembre-se disso.

"O homem sábio não julga, ele busca compreender" ~Wei Wu Wei




Nenhum comentário:

Postar um comentário