3.6.16

Aprendendo a viver sozinho


 Sabemos que a vida é uma passagem solitária. Nascemos sós e morremos sós. Passamos pelos problemas sozinhos, por mais que tenhamos apoio de família e amigos, as experiências, decisões e consequências são nossas - ninguém pode viver ou entender o que vivemos. Essa é uma solidão que dói.

Ontem foi um dia difícil. Organizei um evento, me preparei por mais de um mês, criei atividades ótimas, pensei em cada coisa que ia dizer e mostrar, aluguei sala, decorei o espaço, fiz cartaz de propaganda, divulguei na cidade, no facebook. Mais de 2000 pessoas foram convidadas, e algumas confirmaram presença. Mas na hora do evento, lá estava eu sozinha no salão... sem aluno, sem público, sem ajudante, sem amigo, sem familiar. Ninguém compareceu. Fiquei sem reação, perdi o chão. E não sabia nem com quem conversar. Tive que chorar e me acalentar e reerguer sozinha.

Tenho prestado atenção nas relações entre as pessoas, as funções que cada uma delas tem em nossas vidas. De certa forma, todas as pessoas têm um papel encorajador e de suporte em algum momento, em alguma situação. Mas todas, TODAS elas - as mesmas que te ajudaram - vão te deixar na mão e te decepcionar em algum momento. Você também fará isso com os outros, não julgue a si mesmo ou os demais por isso; é inevitável.

Eu abandonei uma grande amiga porque houve um incidente entre a gente que eu não sabia como lidar. Recentemente, um dos meus melhores amigos há anos me excluiu e bloqueou da vida dele porque sua nova namorada tinha ciúmes de mim. Outro grande amigo me magoou essa semana, e ainda não conseguiu conversar comigo sobre o que houve. Minha mãe gosta mais da minha irmã, e trata ela como uma protegida, enquanto ela não se importa comigo nem um pouco - e ainda tem a capacidade de dizer que trata a gente do mesmo jeito. Eu cansei de sofrer com isso, então escolhi parar de falar com minha mãe.

As pessoas falham com e decepcionam umas as outras. E no fim do dia, a única pessoa que você tem certeza que estará com você, não importa o que aconteça, é você mesmo! Quem está aí com você na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até o fim dos tempos é VOCÊ! Então, levante da cama pela manhã com a certeza da sua presença em sua vida, olhe em seus olhos no espelho e faça um elogio a si mesmo. Se arrume, sinta-se bem e bonito no seu corpo: habite-o em cada célula. Vá para seu trabalho com orgulho, e tome cada decisão do seu dia com presença. Você é o Senhor da sua vida!

E quando algo muito ruim acontece, e seu coração está em pedaços, e você não tiver ninguém pra te consolar, se enrole em um edredom, tome seu chá ou chocolate quente, veja um filme ou escute uma música que ama - sozinho - e diga para você mesmo: "Estou aqui com você!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário