25.8.16

Afinal... o que é esse tal de Tantra?




Eu pratico Yoga Tântrico - linhagem de yoga tradicional indiano, com 10.000 anos de história. Sinto muito orgulho da minha formação como instrutora e yogini, mas sempre que alguém pergunta "que estilo de yoga você trabalha?" vem a reação constrangedora da pessoa que perguntou... "Sério? Você deve ser boa de cama...", "Mas não é perigoso trabalhar com a energia sexual?". Divididos entre chocados e tarados, meu público se assusta e lá vou eu explicar o que é o tantra...

E o que é esse tal de Tantra afinal?...    

Vou compartilhar aqui o texto que minha querida mestra angelical Livia Maris Jepsen, do mycrystalangel.com, publicou no facebook dela, comentando sobre a visão equivocada que os brasileiros têm sobre o tantra:

"A maior parte do que leio pelo Brasil sobre tantra não tem nada a ver com tantra, só putaria. O tantra é uma filosofia de vida que inclui muitas coisas, até de alimentação, yoga, filosofia mais Zhen, meditação, trabalho energético, etc.

O sexo "sagrado" é consequência do amor, e é sagrado, não é um "sexo", não é isto que estou lendo por aí. A intenção do tantra não é prazer, prazer é consequência e na verdade nem visa orgasmo, e sim o processo do amor que pode levar vários dias sem nem orgasmo, porque existe domínio do ego. Quem não acredita em energia não funciona. Celtas usavam tantra sagrado para milagres até de curar e parar guerras.
Tá tudo sempre sendo deturpado para alimentar mais ainda o ego, materialismo e promiscuidade. Tudo visando ganhar dinheiro em cima de sexo, sexo e mais sexo mundano, mas ainda dizem que é tântrico. Músicas, TV, danças, tudo aqui é ligado a sexo. Só sexo da ibope, só sexo na cabeça de todo mundo. E agora chamar estas coisas de tantra sagrado? Sagrado onde? Não tem nada elevado neste sexo superficial mundano carnal que não satisfaz, por isto que querem sempre mais e mais e nunca para, porque nunca preenche.
Só orando porque tá tudo perdido mesmo. Escolas sérias onde moro nem sequer aceitam solteiros, só ensinam o casal junto. Não tem suruba, não traição, não tem promiscuidade. Precisa ter no mínimo admiração no casal para dar certo. E aí da certo mesmo, de ter milagres físicos, até descargas de luz, levitação, curas milagrosas, estados alterados se consciência etc etc etc
Isto que estou vendo , podem até chegar a orgasminhos, mas saibam que é usar energia divina sagrada criadora com mundanismo, e criando formas indesejáveis sem saber."

Vamos lá então. Etimologicamente a palavra tantra significa, de maneira geral, "tratado, doutrina ou teoria." Da raiz tan - expandir, e a palavra tra-meio, mecanismo; ou seja o tantra é uma doutrina de expansão da consciência. O tantrismo é uma doutrina comportamental que se baseia na crença de que o Universo é a manifestação do espírito, purusha, na forma ou matéria, prakriti, e dessa forma busca mecanismos de permitir que a anergia do macrocosmo do Universo flua livremente e manifeste no microcosmo interior, despertando os poderes latentes do espírito.

O tantrismo surgiu na sociedade Dravidiana há 10.000, onde a base da economia era rural, e a cultura matriarcal: a mulher tinha papel fundamental, como sacerdotisa, mãe e possuidora do dom da vida. Havia o grande culto à Mahadevi - A Grande Deusa, A Grande Mãe:  retratada com quadril largo e seios fartos.

Muito da base do tantrismo se mistura com os diálogos Shaivistas entre Shiva, o grande Deus destruidor do Universo, e Parvati, sua esposa, a quem Shiva ensina o Yoga (União), como forma de dominar o medo da morte, dominar a mente, dominar o ego e despertar os poderes latentes da alma.

Para saber mais sobre o tantrismo, recomendo ler os artigos do meu mestre de Yoga, Mestre Arnaldo de Almeida, em .http://shivamyoga.com.br/category/tantra/





  


Nenhum comentário:

Postar um comentário