4.3.22

Cada dificuldade que a vida traz esconde a sua prisão ou a sua libertação

 


Essa semana descobri que tenho TDAH - e entendi o porquê eu sofria tanto me comparando com outras pessoas da minha idade super produtivas.

Por que estou te contando isso?

Porque seria muito mais fácil eu me vitimizar com isso, e ficar reclamando que por causa do TDAH eu não sou tão bem sucedida quanto Fulana. Que agora eu já estou "velha" e não posso fazer nada pra corrigir meu cérebro. Que se eu soubesse disso quando era criança, minha vida seria diferente. E que a culpa é dos meus pais que nunca perceberam que eu tinha dificuldades diferentes de outras crianças na minha idade.

Percebeu onde quero chegar?

Muitos de nós busca um culpado, ou uma desculpa para não conseguirmos o que queremos, ou não correr atrás dos nossos sonhos.

Mas na verdade essa é a nossa sombra interna - nosso ego com medo de falhar, de assumir riscos, bancar nossas escolhas. E pra isso criamos uma história onde somos vítima das nossas circunstâncias, culpamos o governo, nossos pais, nosso esposo, a educação desse país que não dá oportunidade, o meu chefe que me explora...

E no fundo, todos nós somos iguais perantes as circunstâncias negativas da vida. Podemos dar uma desculpa e não realizar esforço de mudança, ou podemos descobrir uma forma de vencer o medo, a resistência e o ego.

Stephen Hawkins foi um matemático e físico brilhante mesmo com esclerose múltipla, paralisado numa cadeira de rodas. Ele construiu um sistema robótico para traduzir suas piscadas ( pois ele só movia os olhos) em linguagem falada e escrita. Com isso criou teorias sobre a criação do Universo, e escreveu muitos livros deixando um legado incrível para ciência e a humanidade.

E eu, mesmo com TDAH conclui meu doutorado em Astrofísica. Eu aprendi a estudar mesmo com extrema dificuldade de ler e me concentrar, e hoje essa mesma dificuldade me permitiu estudar diversos assuntos e criar vários negócios. Porque multitarefas está no meu funcionamento básico.

Então não deixe que suas dificuldades, limitações e mesmo defeitos físicos impeçam você de viver seu sonho.

É como diz o ditado "Quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma uma desculpa"

O que você vai fazer hoje para viver seu propósito?

2 comentários: