Não existem pré-requisitos para se fazer uma aula de yoga. Você não precisa ser magro, jovem, flexível, vegetariano e nem espiritual. Mas existem algumas regras básicas de comportamento que são cultivadas nas aulas de yoga para que você se sinta seguro, confortável e obtenha os resultados que espera.
Além disso, se você pratica yoga em grupo, essas regras servem também para respeitar o espaço pessoal de cada um e do professor, garantindo respeito e segurança de todos.
Ninguém nos esina essas regras, mas é esperado que você as saiba!
Então vamos a elas...
REGRAS DE ETIQUETA DO YOGA - o que todo professor de yoga espera de um bom aluno.
Chegue cedo. Isso não só garante que você consiga um bom lugar na sala, mas também não atrapalha os demais alunos.
Fale somente o necessário e em voz baixa. O estúdio de yoga é para muitos o único momento de silêncio e de relaxamento do dia.
Não use sapatos na sala de prática. Geralmente os estúdios e academias tem uma sala para tirar e guardar sapatos e bolsas. Isso garante uma sala limpa para você deitar e se sentar no chão, foco na sua prática sem se preocupar com seus petences ao seu lado, além de evitar tropeços nos pertences uns dos outros.
Não converse durante a prática, nem na porta da sala. Essas conversas atrapalham a aula! Eu sei que aparece assim nos filmes e séries, mas é irritante e super atrapalha todo mundo!
Não ingerir alimentos antes da prática, nem beber água durante a prática. Mas por quê???? Fazemos muitos movimentos que literalmente amassam os órgãos digestivos. Fazer yoga de estômago cheio pode gerar náusea, refluxo, e vômitos. Além de gerar desconforto em algumas posturas. O recomendado é ingerir uma refeição leve até 1h antes da prática. Não ingerir líquidos durante a aula. “Ah mas o professor bebe água na aula!” Ele não está fazendo yoga, só demonstra exercícios, e ele precisa hidratar a garganta pra aguentar falar sem parar por horas!
Se for sua primeira aula de yoga - da vida ou com aquele professor - converse com o professor antes da aula. Diga quais são suas dificuldades, habilidades, expectativas com a prática, e o principal: seu histórico de enfermidades. O professor precisa saber que você tem hérnia, operou o joelho, tem ansiedade, fibromialgia… Essas informações ajudam o professor adaptar as aulas às suas necessidades, respeitando seu ritmo.
Muitos professores não separam as turmas em níveis. No mesmo grupo vai ter aluno iniciante, intermediário e avançado. Nesse caso o professor vai orientar diferentes indivíduos a fazer o mesmo exercício de formas diferentes, porque ele avalia as dificuldades e necessidades individuais. Não copie o colega só porque a posição dele está “mais avançada” que a sua. Esse é o caminho da frustração e do acidente. Se você acha que pode mais ou quer fazer o que acha mais avançado, peça para seu professor orientar como você pode avançar. Talvez você precise de acessórios de suporte ou de fazer outros exercícios preparatórios antes de fazer a postura mais avançada.
Aula formal de yoga em estúdio, academia ou grupos online são apenas: posturas, exercícios de respiração e relaxamento. Muitos alunos querem saber mais sobre filosofia, mitologia e práticas espirituais indianas, mas a aula regular de yoga não é o melhor lugar! Por que não: porque a maioria das pessoas não gosta e não quer saber! Não é nossa cultura e o Brasil é muito cristão. Essas partes relacionadas à cultura indiana são abordadas em retiros, cursos especiais e treinamento para professores. Caso você tenha interesse nessa parte, pergunte ao seu professor dicas de livros, retiros e grupos de estudo na área.
Use roupas confortáveis, que permitam movimento, e adequadas à temperatura da época. Não use jeans, nem roupas transparentes! Não, não pode ficar de tênis! Sim, o óbvio precisa ser dito. Já tive alunos assim e já vi pessoas indo fazer yoga assim (em parque por exemplo). Suas roupas não podem gerar desconforto nem em si (a prática tem que ser confortável para acalmar a mente) e nem para os outros (chamar muita atenção ou constranger o outro atrapalha a prática dos colegas)
O tapete pessoal é obrigatório! Muitos estúdios e academias tem tapete e tatame de EVA para forrar toda a sala, de modo que se você é iniciante e não tem tapete isso ajuda muito! Mas a higienização desse material é muito difícil, custosa, eles sempre ficam com cheiro e manchados. O mais higiênico é que você tenha seu tapete de yoga pessoal. Pras primeiras aulas use o do espaço, e quando tiver comprometido com a prática por 3 meses, está na hora de comprar seu tapetinho. E não, colchonete de academia não é bom! Muito pequeno e muito mole! Se você pratica em casa, pode improvisar nas primeiras aulas com edredon dobrado, por exemplo, mas assim que tenha firmado o hábito de praticar yoga, está na hora de comprar o seu tapete de EVA.
Essas são as regras básicas que todo praticante de yoga precisa saber! Se você já sabe e respeita todas elas, parabéns!
Agora me conta, você já sabia todas? Qual te surpreendeu?
Seja meu aluno. Preencha a ficha de interesse e entrarei em contato com você:
Ficha de interesse nas aulas de yoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário