17.4.16

Espantando os males da alma



Sábio ditado popular que diz "Quem canta, seus males espanta." Quem nunca se emocionou com uma música? Quem nunca cantou uma canção para se animar e motivar. A vibração do som tem essa capacidade de nos transportar, nos envolver, mudar nossas emoções. Cantar é uma oração!

A cimática é um ramo da física que estuda o efeito dos sons no meio ambiente, incluindo os corpos, mostrando como os átomos e moléculas se rearranjam formando padrões harmônicos em ressonância com os sons que passam por eles. Falarei sobre isso com mais detalhes em outro post.

Os povos antigos já sabiam desse potencial dos sons para alterar a matéria, e até mesmo alterar os estados de consciência do homem. Os primeiros yoguis receberam os mantras como sons revelados, sons divinos recebidos durante estados de meditação profunda em Samadhi (iluminação, absorção profunda).

Mantras são a verdade eterna, a palavra é indivisível e indestrutível. Por essa razão, não se deve traduzir o mantra; ele deve ser cantado na língua original, em que foi revelado, pois assim carrega consigo a vibração para ativar a verdade naquele que o entoa, tal como foi revelada.

Esses sons carregam um poder transformador imenso; repetidos por longos períodos de tempo, levam a pessoa a estados meditativos e contemplativos profundos. Assim, o significado do mantra se revela em uma onda contínua, que ilumina a mente e o coração, e transforma o espírito daquele que medita. Não são as palavras do mantra, mas sua vibração que transportam o ser para o silêncio interior.

Convido você a cantar comigo esse mantra que é minha porta de acesso ao contentamento e à paz mais profunda que já senti.





Nenhum comentário:

Postar um comentário