Arcanjo Rafael - anjo da saúde - nos lembra que toda cura é um perdão. Quando a doença ataca o corpo é porque a culpa e julgamento já habitam a alma e já não há mais paz.
Há tempos tenho pensado sobre isso, e ensaio para escrever no blog sobre perdão. Porque é algo que é difícil, luto com isso todos os dias, e vejo a dificuldade que outras pessoas também têm em saber como perdoar. A maioria (se não todos) dos casos problemáticos dos meus clientes de leitura angelical é por falta de perdão. E sempre que os anjos recomendam o perdão, durante a leitura angelical, a pessoa fica surpresa. Não entende, se sente indignada, injustiçada. Muitas vezes ela está em negação tão profunda que nem sabe o que precisa perdoar, não enxerga, finge que não entende.
Venho aqui hoje meditar sobre o significado do perdão, e tentar achar uma solução para como perdoar.
O perdão na visão dos Anjos
Na visão dos anjos o perdão é algo irrelevante pois, sendo extensões de Deus, os anjos veem tudo como perfeito e não há nada que perdoar, pois aos olhos de Deus tudo é amor e perfeição. Isso parece um enigma para a mente humana, pois vemos todos os dias erros, injustiças e pecados no mundo. Mas os anjos nos pedem para lembrar de nossa essência divina. Nós não somos o corpo, nós somos espírito, e nosso espírito habita o céu, em perfeita harmonia e amor, junto com Deus e os anjos. O erro, pecado e injustiça ocorrem no mundo porque aqui não é um reino celestial. Lembre-se das palavras do mestre Jesus "meu reino não é deste mundo". Não busque a perfeita paz, felicidade plena, amor puro, e justiça nesse mundo, pois aqui não é um reino celestial.
O perdão é algo que não faz sentido se lembrarmos quem somos de verdade. Deus é a única coisa real. Eu sou um filho de Deus perfeito, cheio de amor e paz e abundância. Minha essência é una com Deus, e compartilha de todas suas características de perfeição. E todos os seres por Deus criados também são unos e perfeitos. Somos como uma célula no corpo de Deus. Todos somos um. E sendo perfeito em essência, eu não posso errar. E sendo imensamente justo e bom em essência, meu irmão também não erra. Só existe amor no reino celestial onde nossas almas habitam. E assim, lembrando de nossa essência, nos lembramos que não precisamos perdoar o que é real e perfeito.
Mas precisamos perdoar o que não é real. Quando nos esquecemos de nossa essência, acreditamos que esse mundo é nossa realidade, então há necessidade de perdão: perdoar a si mesmo pelo esquecimento de sua essência, perdoar a si por dar poder a outra pessoa para tirar sua paz interior.
Definindo o perdão em termos humanos
Esse mundo é imperfeito! Esse mundo é um sonho de dor e sofrimento. Nascemos através da dor (parto dói pra mãe e filho), nos alimentamos da energia de outros seres (comendo plantas e animais), escravizamos e somos escravizados, ficamos doentes, morremos, travamos guerras, vivenciamos crimes, estudamos e trabalhamos buscando construir um mundo melhor no futuro. Nenhum(a) pai ou mãe amoroso(a) e justo(a) quer que seu filho sofra ou sinta dor, então é sem sentido acreditar que Deus quer nos manter presos em um mundo de dor e sofrimento. Mas ele nos deu a escolha - o livre-arbítrio, e podemos escolher a paz de Deus a cada instante. Lembrando de nossa essência divina e pedindo orientação dos anjos para liberarmos o que nos mantém presos a esse sonho de dor.
O mundo não é errado e não precisa ser consertado. O mundo é o que é. Quando entendemos que a dor e sofrimento fazem parte desse mundo, que sempre existirá doença, miséria, traição, crime, guerra, acidentes, compreendemos que tudo isso é da natureza desse mundo. Veja o quanto a mãe Terra é cheia de vida, de milagres, de luz, de sabedoria, e entretanto há dor: animais comem uns aos outros, há doença e morte, há catástrofes naturais. Você vai argumentar com a natureza que ela é má e injusta? A dor faz parte do mundo. Se escolhemos ter uma experiência humana, devemos ter a sabedoria de entender que essa casa é um lugar de extremos opostos - bem e mal - e vamos experienciar alegrias e dor. Então, a aceitação do aqui agora, de observar o que vier sem reagir, de aceitar a vida como ela é nos faz sofrer menos.
O perdão pode ser definido como liberação. Quando perdoamos liberamos um sentimento, uma memória, uma promessa de fazer e cobrar justiça. Quando perdoamos liberamos o outro e a nós mesmos.
Quando alimentamos mágoas, carregamos lixo mental. Somos reféns do outro, damos poder a ele para tirar nossa paz mental. Quando dizemos 'você me fez isso', 'você me deve aquilo', 'você vai pagar por isso!', estamos agindo como juízes, condenando a pessoa e a nós mesmos a uma sentença perpétua de estarmos ligados por algemas invisíveis, que irão esfolar tanto o meu braço quanto o da pessoa até eu resolver quebrar as algemas.
Muitas vezes não queremos perdoar porque nos identificamos com a história que contamos do acontecimento que causou mágoa. Mas essa história só existe na sua cabeça, é passado. E o passado não pode te ferir agora, a não ser que você dê poder a ele, mantendo-o vivo na sua mente. No filme 'A origem' a personagem Dom mantém sua esposa falecida viva em seus sonhos, e reconstrói cenas do seu passado nos sonhos, na esperança de mudar o que houve, e ele afirma para a arquiteta do sonho "são memórias de coisas das quais me arrependo. Momentos que quero mudar. E não importa o quanto eu tente voltar nesses instantes e mudar o resultado, eu não consigo." Nessa cena, Dom é forçado a ver que o passado não pode ser mudado, e não importa o que faça agora, ele não consegue mudar o resultado do que ocorreu no passado, e ele então vê que aquilo que o mantém preso no pesadelo é querer mudar o passado. Assim é em nossa vida. Ainda que alguém tenha cometido um crime horrível contra você, nada pode mudar o passado, não importa o que você faça. Se continua a manter o passado vivo nas suas emoções, sua dor só irá aumentar. Sinta a dor no presente, e deixe Deus curar você!
Como perdoar segundo os anjos?
Conforme os anjos orientam durante a leitura angelical, o perdão deve ocorrer no nível da mente, e se estender a todos os níveis: mental, emocional, físico, social, mundial. O perdão acontece da habilidade de escolher a Paz de Deus independentemente do que aconteça conosco no nível físico. Posso escolher estar em paz na minha mente mesmo que meu corpo esteja muito doente, mesmo que alguém me ofenda, mesmo que tudo saia completamente diferente do que planejei, mesmo que eu cometa o maior erro da minha vida, mesmo que alguém morra em minha família, mesmo que alguém ameace minha vida. Eu tenho poder de escolher ter paz.
Perdoar é uma habilidade, deve ser aprendida e praticada até se tornar um hábito.
Comece por reconhecer que você não é o corpo ou a pessoa, você é um filho de Deus perfeito, e nada pode ameaçar a perfeição.
Segundo, reconheça que todo efeito tem uma causa. No reino de Deus, Ele é a causa e você o efeito. Causa e efeito não são separados. Entenda que você é criador, assim como Deus, então assuma a responsabilidade por suas criações: "Tudo o que vejo na minha vida, eu manifestei". Toda causa tem um efeito, e a causa de todo efeito que vejo na experiência terrena é minha mente. Para curar um efeito, tenho que reconhecer a causa (pensamento doente) e mudar esse pensamento para mudar a forma como vejo esse efeito no mundo.
Para tornar esses dois passos um hábito é necessário praticar meditação e auto-observação diariamente. Com essas práticas conseguimos identificar os pensamentos negativos que precisam ser substituídos. E então, com ajuda de afirmações positivas e PNL você será capaz de transformar sua mente negativa em uma mente de paz.
Terceiro passo é se liberar de todo e qualquer julgamento. Quando nós somos juízes, nós condenamos a nós e ao outro como foi explicado acima. Toda condenação exige cumprimento de pena. E você cumpre a pena junto com aquele que você condena.
Quarto passo é liberar toda e qualquer necessidade de controlar o resultado. Escolher paz é escolher deixar que Deus faça o que for necessário para curar sua mente, suas emoções, seu corpo, seus relacionamentos, sua vida. "Seja feita a Vossa Vontade".
Uma oração para o perdão deve vir do fundo do coração. Peça ao anjo da harmonia Raguel :
"Querido arcanjo Raguel, eu desejo ter a Paz de Deus nessa situação _______ (descreva a situação). Dê-me sabedoria para ver claramente, e perdoar tudo o que precisa ser perdoado. Eu liberto a mim e todas as pessoas envolvidas, em todas as linhas de tempo e espaço. Que haja paz nos corações de todos os seres."
Se precisa de cura física, e não sabe o que precisa ser perdoado, pode pedir ajuda ao Arcanjo Rafael.
"Querido Arcanjo Rafael, eu desejo ter a paz de Deus em todos os níveis do meu Ser. Dê-me sabedoria para manifestar saúde e bem estar em todos os níveis do meu Ser. Ajuda-me a perdoar todo pensamento doente em meu Ser, em todas as linhas de tempo e espaço. Eu escolho manifestar somente pensamentos de amor. Amém!
Após fazer essas orações, visualize uma luz branca descendo como um tudo de luz desde os céus até você, envolvendo todo seu corpo. Se estiver perdoando alguém ou uma situação, os envolva também dentro dessa luz. E sinta a energia de amor fluindo dos anjos, curando e liberando toda mágoa, culpa e julgamento. Permaneça nessa energia de amor, enviando amor para si e para outros seres por alguns minutos.
Mais exercícios para o perdão
Eu tenho estudado Um Curso Em Milagres há alguns meses, e tenho sempre indicado exercícios para meus cliente e alunos. Em particular sobre o perdão há muito material iluminado para ser estudado no curso. Recomendo essas duas lições sobre o perdão:
Um Curso Em Milagres - Lição 121 - Perdão é a chave da felicidade
Lição 122 - O perdão oferece tudo o que quero
--
Bárbara Heliodora
Terapeuta Reikiana e Floral, Instrutora de Shivam Yoga para adultos e crianças, Canal Angelical, Angelóloga e Taróloga.
Visite nosso website e agende uma consulta terapêutica com os anjos!