Eu raramente conduzo uma aula de yoga em dupla, mas toda vez que faço os alunos adoram e pedem para fazermos mais vezes. Para mim a prática em dupla é um desafio, uma responsabilidade ainda maior de conduzir os alunos a se olharem, se tocarem, a prestar atenção no limite, na respiração do outro.
As posturas em dupla trabalham o respeito com o corpo, o espaço, o tempo do outro, além de melhorar a confiança entre as pessoas. São ótimas também para nos forçar ir um pouco além da nossa zona de conforto, alinhar, fortalecer, equilibrar e alongar além daquele ponto que já estamos acostumados a ir sozinhos. Com certeza você sairá de uma aula de yoga em dupla mais entrosado com seus colegas, e muito mais alongado do que uma prática comum individual.
Sempre que precisar trabalhar a confiança e respeito, a escuta do outro, e chegar a um ritmo comum, você pode fazer posturas em dupla com seu parceiro amoroso, filhos, amigos etc.; ou ainda se está sentindo "estacionado" em algumas posturas, pode fazer práticas de yoga em dupla para avançar um pouco mais em determinados asanas.
Para iniciar a prática de yoga em dupla é importante escolher seu parceiro(a) baseado na altura e flexibilidade de cada membro da dupla, para o melhor alinhamento das posturas e para que o trabalho de alongamento seja mais proveitoso para os dois. Mas se for fazer com seu filho ou cônjuge, e esses parâmetros forem bem diferentes, tudo bem também.
Outro ponto importante é desde o início estabelecer a regra de observar, respeitar, o outro, sempre perguntando ao outro se ele está confortável, se pode avançar um pouco mais, se pode soltar o peso, etc. Observe sempre a respiração do seu companheiro de prática, e sempre use a respiração como indicativo de conforto; toda vez que for avançar na postura, alongar mais, combinem: inspire (prepare); solta o ar... e na expiração faça o movimento.
Iniciando a aula em dupla:
Comece sincronizando a respiração, fazendo um pranayana: surya bheda (respiração completa)
- Sente-se de pernas cruzadas. Se forem íntimos, podem sentar-se um de frente para o outro, com os joelhos se tocando, estenda os braços e se dêem as mãos, e olhem no olho um do outro durante todo o exercício. Se forem apenas conhecidos (em uma aula de yoga em grupo por exemplo), sentem-se de costas um para o outro, com a coluna ereta, queixo paralelo ao solo, alongue os braços na altura dos ombros e entrelace os punhos com o colega, unindo as palmas das mãos e abrindo bem o peitoral.
- Inspire lentamente pelas narinas, enchendo os pulmões de ar completamente, elevando os braços ao alto, o máximo que conseguirem sem soltar as mãos, expire também pelas narinas, esvazie completamente os pulmões, descendo os braços lateralmente até os braços chegarem ao lado do quadril.
Siga em desse modo, sem pausas, realizando pelo menos 8 ciclos de respirações completas. O mais importante aqui é desenvolver esse ritmo comum e começar observar a respiração do outro.
E agora já estão prontos para iniciar a prática de asanas em dupla.
Asanas para fazer em dupla
Abaixo estão algumas posturas que podem ser feitas em dupla. Use a criatividade, boa prática!
Bhadrayogasana (posição do yoga em borboleta, pode variar em lótus)
Padma Matsyendrasana (posição do rei dos peixes em lótus)
Upavistha konasana (Posição do ângulo sentado)
Navasana ( posição do barco)
Raja Natarajasana (Posição do bailarino Real)
Vrikshasana (Postura da árvore) (® Foto minha!!!)
Badha Uttanasana/Urdhva Uttanasana ( Posição enlaçada do alongamento posterior)
(® Foto minha!!!)
Uttanasana ( Posição do alongamento posterior do corpo)
Agora algumas posições para quem tem mais controle do corpo
Viparita Virabhadrasana (Posição invertida do guerreiro)
Ardha Vrishkasana ( Posição fácil do escorpião) /Adho Mukha Svanasana (Posição do cachorro olhando para baixo)
Parshva Konasana (Posição do alongamento em ângulo lateral)
Halasana ( Posição do arado) + Urdhva Paschimottanasana (Posição elevada do alongamento da musculatura posterior do corpo)
Bhujangasana (Posição da cobra) + Tiriang Mukhottanasana (Posição da retroflexão em pé)
Sethubanhasana (Posição da ponte sobre os ombros)
Pakshasana (Posição da Asa)
Vaishishtasana (Posição do mestre Vaishistha)
Finalização da prática
Podem fazer também o yoga nidra em dupla, sentado apoiando as costas um no outro, ou deitado, com as solas dos pés, topo da cabeça ou mãos se tocando (um lado apenas, ombro a ombro).
Após o relaxamento, podem meditar ou cantar um mantra juntos.
Om Shanti, Shanti, Shanti - Que a paz seja em todos seres do universo!
Om Shiva!
Bárbara Heliodora
Instrutora de Shivam Yoga para adultos e crianças, terapeuta reikiana e floral, angelóloga especialista em tarot dos anjos.
Acompanhe minhas redes sociais:
Estou no Youtube, Instagram e página do Facebook como Bárbara Heliodora Yogini
Declaração: Não tenho propriedade ou responsabilidade sobre a maioria das fotos utilizadas, exceto as que estão com legenda (® Foto minha!!!), as demais foram encontradas no google, utilizadas para fins ilustrativos e educacionais.